Colóquio da CEPPLE, out/2024


De 6 a 9 de outubro de 2024, no Centro Ecuménico Los Rubios, Málaga, Espanha, a CEPPLE (Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa), www.cepple.eu, promoveu um Colóquio Teológico, intitulado "Igreja sem vocação? Reflexões sobre a crise do compromisso".

Porquê? Como? Quem? Foram questões debatidas. Olhámos o presente, buscando a resposta de Deus para a época que nos chamou a dar testemunho.
As novas gerações não sentem como futuro desejado ser pastor ou missionário. Os pastores recentes são, na sua maioria, pessoas de 40/50 anos que a meio da sua vida sentem a necessidade de encontrar caminhos mais humanos e espirituais para percorrer os dias que ainda lhe são dados. Há mais mulheres a prepararem-se para o pastorado do que homens (excepto na Bélgica). Há igrejas em emergência e hecatombe de vocações. Umas importam pastores; outras, por fruto da imigração, conseguem sobreviver. Há igrejas em que a debandada de crentes é tão alta, que a falta de vocações não é tão sentida. Cada vez mais os leigos são chamados a liderar e amparar igrejas que caminham sem pastores.