Ser Presbiteriano (origens)
“Ecclesia reformata, semper reformanda secundum Verbum Dei” - Igreja Reformada, sempre em Reforma de acordo com o Palavra de Deus, in Dieta de Worms
No final da Idade Média um movimento de fé varreu a civilização ocidental. O clima de prosperidade económica, de avanço tecnológico e as expansões marítimas permearam a cultura europeia e preparam-na para um estilhaçar de valores e conceitos seculares. A invenção da imprensa tornou possível divulgar o texto bíblico assim como textos de opinião e comentários. O facto da Bíblia estar disponível para que mais pessoas pudessem chegar às suas próprias conclusões, somado às mudanças políticas, económicas e tecnológicas do século XVI levaram a que homens e mulheres comuns questionassem o status quo e, buscassem a Deus para além dos gestos e instituições reconhecidas. A este movimento que procurava regressar à Palavra, e ao Espírito do Evangelho, chamou-se Reforma Protestante.
Podemos falar de nomes como Martinho Lutero, Katharina von Bora, João Calvino, Katharina von Zimmern, Jonh Knox, Marguerite de Navarre, mas as mentalidades mudaram e a forma como o mundo era percebido e explicado mudou também. A Reforma Protestante é um dos eventos históricos que marcam o fim da Idade Média e o início do período Moderno na Europa e a Contra-Reforma da Igreja Católica.
A Igreja Presbiteriana tem as suas origens nesta mudança de paradigma civilizacional: A Reforma Protestante do século XVI. A herança teológica e organizacional presbiteriana é construída a partir de João Calvino(1509–1564). Os escritos deste advogado e teólogo de Genebra, criam um movimento que se espalhou por toda a Europa. O credo teológico dos reformadores, os pilares desta nova maneira de crer e viver a vida estão sintetizados nas 5 “solas” palavra latina que significa: “só”. Sola fide (somente a fé) Sola scriptura (somente a Escritura). Solus Christus (somente Cristo). Sola gratia (somente a graça). Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
Os presbiterianos destacam-se pelo incentivo à educação e criaram reputadas universidades em muitos países do mundo. A obra missionária Presbiteriana também é digna de mérito. A Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal é fruto deste labor missionário. John Knox, um antigo padre da Igreja Católica que estuda com Calvino em Genebra levou estes ensinamentos para a Escócia e da Escócia o presbiterianismo virá para Portugal através de acções missionárias como as de Robert Kalley e Robert Stewart.