Documentos Fundadores

O Protestantismo não é uma nova religião, mas sim um movimento de reforma do Cristianismo Ocidental que se tinha afastado da Fé Apostólica original. É por essa razão que as Igrejas protestantes históricas, Luterana e Reformada, se denominam igualmente Igrejas “Evangélicas”, isto é, Igrejas que pretendem ser fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo e à mensagem do Novo Testamento.

A Fé Reformada ou Presbiteriana é, portanto, a Fé Cristã tal como ela foi consignada nos “Credos” ecuménicos (cristianismo indiviso) dos cinco primeiros séculos:


·        Credo Apostólico ou Símbolo dos Apóstolos, séc. II (?)

·        Credo de Niceia-Constantinopla, séc. IV

·        Credo ou Símbolo de Atanásio, séc. V

A partir do séc. XVI as Igrejas Reformadas alemã, suíça, francesa, holandesa, húngara e Presbiteriana escocesa, elaboraram catecismos e declarações de Fé cujo objetivo é exprimir um consenso confessional numa determinada região ou país. Praticamente, as declarações ou confissões de Fé das Igrejas Reformadas afirmam a Fé cristã tradicional num contexto de controvérsia com o catolicismo romano, apoiando-se nos textos bíblicos e nas convicções teológicas e espirituais do calvinismo. São relevantes para a compreensão da identidade reformada ou presbiteriana as seguintes declarações ou Confissões de Fé que aqui deixamos: